ASSOCIAÇÃO DE TURMA HILDO OLIVEIRA - ATHO


Autor da tela.

 

40 anos da turma

Queridos irmãos,



Aqui nos encontramos, nos tornamos amigos, compartilhamos—nos despedimos da infância, conhecemos o mundo, sonhamos.
Aqui começamos uma fraternidade que se estende além dos limites deste colégio, para incluir a Escola Naval, companheiros de outras forças que compartilharam nossa viagem de instrução, colegas oficiais de outras origens dentro da Marinha, nossas esposas e filhos.
Quarenta anos é uma ocasião maravilhosa, e eu não pretendo estragá-la com um longo discurso.
No início não imaginávamos quão longe iríamos, ou a força dos elos que nos unem. Sentíamos cada baixa como uma separação definitiva, o adeus a um companheiro de jornada. Éramos jovens e não percebíamos a extensão desta jornada. Deixar o serviço ativo a todos cabe um dia. Nós usamos o uniforme; alguns ainda usam. Esta é uma referência que nos define, mas uma fraternidade transcende as roupas que vestimos as vocações que nos impelem as artes que amamos, e as crenças em que acreditamos.
Isto já foi dito outrora, mas não é demais repetir: a coesão militar não se baseia na lealdade à força, mas ao companheiro ao lado, elos que unem um todo maior. Nem que passe uma década, cada reencontro é como se tivéssemos nos despedido no dia anterior. É este amor fraternal que diz quem somos.
É com muita alegria que incorporamos cada dia mais os irmãos que seguiram seus próprios caminhos, e que retornam ao seio da turma como se nunca tivessem partido.
O tempo nos fortalece.
Aqui retornamos, nos revemos, lembramos. Aqui viveremos na memória que deixamos.

Leite Teixeira,

Colégio Naval, 21 de fevereiro de 2016.

O conteúdo desta homepage é supervisionada pelo CMG RM1 (IM) Filippo
copyright 2004-2019 - Jomar Rocha